Se você utiliza o git no Mac OS X e gostaria de adicionar o suporte para completar os comandos do git assim como os demais comandos do terminal utilizando tab. Continue a leitura pois é muito simples ter esse recurso em seu terminal, seja ele bash ou zsh.
No Mac OS X Mountain Lion (10.8) ao instalar o Xcode pela App Store, você pode instalar o git facilmente através da instalação do Command Line Tools dentro do Xcode. Para realizar essa instalação, entre em Xcode > Preferences… ou Command+, na aba Downloads, selecione Command Line Tools em Components e clique em Install. Será iniciado o download e a instalação acontecerá em seguida. Após a instalação, você terá disponível o comando git em seu terminal.
Agora é possível adicionar o git completion, abra um terminal e execute o seguinte comando:
curl -Lo ~/.git-completion.bash https://github.com/git/git/raw/master/contrib/completion/git-completion.bash
Ele irá fazer o download do git-completion.bash encontrado no repositório do git no github e irá salvar o arquivo .git-completion.bash no diretório home.
Em seguida é necessário realizar o source do arquivo baixado, para isso execute o comando:
source .git-completion.bash
No entanto, o recurso somente estará disponível durante essa sessão de terminal. Para que o git completion esteja disponível em todas as sessões futuras, basta adicionar o comando executado anteriormente em seu .bash_profile, para isso, execute o seguinte comando:
echo "source .git-completion.bash" >> ~/.bash_profile
Feito isso, sempre que iniciar uma nova sessão do terminal, os comandos do git poderão ser completados utilizando o tab.
Confira o que poderá ser completado:
- nomes de branch locais ou remotos
- nomes de tags locais e remotas
- nomes do arquivo .git/remotes
- sub comandos do git
- opções longas comuns (–long-options)
Os exemplos foram realizados no bash, para o zsh basta fazer o source no arquivo .zshrc.
Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário.