Resolvi postar isso aqui pelo fato de ter tido uma experiência com MS-DOS como nunca havia tido. Pra sintonizar vou explicar de onde vem: o primeiro computador que tive contato em minha vida era somente em DOS, mas a única coisa que eu sabia fazer, era entrar num jogo que tinha que colocar as caixas em uns lugares marcados no chão, fazendo alguns movimentos sendo que não poderia puxá-las, a não ser ir para frente, ou seja, se você colocasse uma caixa onde somente ela entraria em movimento se voltasse você não conseguiria mais continuar, somente começando novamente o estágio.

Nada a mais do que um simples “cd nomeDaPasta” e posteriormente digitar o nome do jogo para entrar e pronto. Ainda um “cd..” para voltar ao “c:\>” e depois um “exit” (se não me engano) para poder desligar. E nada  mais, imaginava somente isso para linha de comando e tal. Depois veio o mundo do Windows 95 ai já entrava parte gráfica, nisso aqui acho que todo mundo que tenha passado por Windows 95 e 98 até o ME já sabem como o sistema é. Um poco de DOS somente para entrar em alguns programas.

Está bom já de história e vamos para o que interessa. Por necesidade tive que arrumar alguma forma de formatar o notebook do meu Pai por linha de comando. Isso porque o leitor de CD não estava querendo mais dar boot em CDs. Disso veio a ideia de usar um disco de boot, algo que se pode fazer facilmente com o Windows 98, mais aí é que estava o problema, não tinha nenhum PC com Windows 98  por perto. Sai procurando pelo Google e encontrei esse site, onde pode encontrar várias imagens para disquetes e CDs de boot tanto para DOS e Windows (9X/Me/NT/2K/XP) e também para Linux.

Nessa emocionante aventura ainda descobri essa referência (em inglês) de comandos para MS-DOS, onde pude conhecer mais da parte de comandos e me recordar um poco de como comecei a me interessar por computador. Os comando estão agrupados  em ordem alfabetica e em grupos separados por letras.

Resolvi compartilhar esses sites pois se alguém passar pelo que passei pode contar com essas boas referências. Até mais.