Um pouco de história antes só pra começar o post bem contextualizado. O IE6 foi lançado em 27 de agosto de 2001 com suporte parcial ao CSS 1. Bom acho que com essa longa história já da pra comentar algo em cima.
Vou citar alguns pontos:
- O browser foi lançado em 2001, disso podemos tirar as seguintes comparações: a primeira especificação a tornar recomendação oficial pelo W3C foi o CSS 1 em dezembro de 1995, para completar temos que o CSS 2 foi oficialmente especificado pelo W3C em maio 1998, com isso já podemos perceber que, em agosto de 2001, o IE6 tinha suporte parcial ao CSS 1 isso 3 anos depois da especificação do CSS 2. A segunda comparação, em 2005 o termo AJAX foi firmado o que resultou na melhoria da experiência de uso dos aplicativos web, porém, já fazia 4 anos que o IE6 havia sido lançado. A terceira (a melhor) comparação: hoje já faz 8 anos que o IE6 foi lançado e, até hoje, não fornece suporte completo ao CSS (já existe a especificação do CSS 2.1 ainda não ofical), e já estão comentando de CSS 3. Para completar o IE7 (lançado em 2006) ainda não está com suporte aos padrões assim como Firefox, Safari, Opera, Chrome e outros oferecem.
- Não tem suporte à imagens PNG transparentes, para que um site exiba PNG transparentes no IE6 precisa ficar usando Javascript para corrigir esse problema, ou seja, código executando em sua maquina para trazer uma experiência melhor de navegação.
- Todo, e qualquer desenvolvedor web, odeia fazer com que o site seja compatível com o IE6 por conta dos pontos anteriormente citados. Temos que ficar encontrando hacks e outras maneiras para driblar os problemas por conta do suporte parcial ao CSS e, consequentemente, ao padrões web.
- Hoje em dia existem muitos browsers de excelente qualidade, rápidos e cheios de recursos, complementos e, de quebra, porém não menos importante com ótimo suporte aos padrões web. Mesmo o IE7 já está de bom tamanho. Por que não se atualizar? Ou mesmo quebrar paradigmas?
Agora que temos alguns pontos para debater, vamos lá. O número de usuários do IE6 vem diminuindo, e isso não está bom? Não, a quantidade de usuários que ainda utilizam essa versão do IE ainda é muito grande para que simplesmente os desenvolvedores, conscientes como devem ser, abandonem essa porção de usuários. E isso acarreta no seguinte problema, enquanto os desenvolvedores preocupados em manter o site acessível para todo mundo, ficam gastando energia e esforço na correção de problemas e procurando soluções e hacks para melhorarem a experiência do usuário que usa o IE6, eles poderiam estar buscando melhores formas de usar as tecnologias atuais e oferecerem serviços ainda melhores para todos os usuários de aplicativos web.
Eu gostaria de entender os motivos e o porquê, ainda hoje, usuários continuam a usar o IE6. Com tantos recursos e novidade surgindo, por quê ainda insistem em não experimentar uma melhor navegação? Eu realmente não consigo navegar como há alguns anos atrás, para mim esse tipo de navegação que tínhamos antigamente não dá mais!
Por isso resolvi tomar a seguinte decisão, a partir de hoje, não vou mais procurar em atender mais os usuários do IE6. Mas espera aí, você não disse que os desenvolvedores web são preocupados com a experiência do usuário? E vai simplesmente ignorar esses usuários que ainda insistem a usar um navegador mais antigo? Sim, mas não totalmente, assim como a Apple já está fazendo, e como sou alguém que preza pela boa experiência de uso dos sites que desenvolvo, vou gentilmente sugerir que eles atualizem ou troquem (melhor opção pra mim) seu navegador web, quando o site for acessado por algum usuário do IE6. E como cada um sabe o que quer, vou deixar uma versão mais básica para que o usuário não fique insatisfeito ao visitar o site e deseja continuar usando o IE6. Caso ele prefira usar um navegador com melhor suporte, buscarei implementar a melhor experiência possível para que o usuário não saia assim tão triste por trocar de navegador, já que ficou usando ele por 8 anos. Não sou tão ruim assim. :)
O computador veio pra facilitar a vida de muita gente, por isso sempre existe algo sendo inventado e melhorado. Mas isso só ocorre quando os usuários realmente desejam. Não adianta nada fazermos um aplicativo web bem acabado, procurando a melhor experiência para o usuário se ele não pode ter isso, consequentemente, temos que procurar uma solução não completa.
Com diz uma frase: “Me ajuda a te ajudar!” Isso que vim pedir aqui hoje.
Referências:
Mais informações sobre o assunto:
Até a próxima.