Pelo impacto que o lançamento do navegador do Google tem feito creio que todos já devam conhecer ou pelo menos já ouviu falar do Google Chrome.

Citarei alguns detalhes que eu logo percebi no primeiro uso:

  1. A rendenização das paginas me pareceu um bocado mais rápida que no Firefox. Não tenho conhecimento sobre benchmarks que comparam o Gecko (Firefox) e o WebKit (Google Chrome), mas tive essa grande sensação na questão da velocidade.
  2. Achei muito interessante o recurso de se poder criar atalhos: na área de trabalho, inicialização rápida e menu iniciar, das páginas. Aplicações web, como Gmail por exemplo, podem ser facilmente inicializadas através dos atalhos.
  3. Consumo de memória RAM está muito bom em comparação com o Firefox.
  4. As ferramentas para desenvolvedores que já vem com o navegador me pareceram bastante eficazes e úteis.
  5. Gostei da inspeção de elementos de uma página. Recurso que pode ser acessado ao se clicar com o botão direito em um elemento, como uma imagem por exemplo, e depois selecionar a opção “Inspecionar Elemento”. Através dessa ferramente temos fácil acesso ao estilo do elemento, dimensões, propriedades e o código html.
  6. Por último, mas não menos importante, o design clean me deixou bastante à vontade com o navegador. Além do desempenho e agilidade do mesmo.

Essas foram as impressões e recursos que tive a oportunidade de analisar no primeiro uso do navegador.

O que mais me anima com o lançamento desse navegador é que existe mais um na guerra dos browsers (navegadores). Com isso a Microsoft tem que ficar atenta com mais um concorrente no mercado. O que pode agilizar o desenvolvimento do IE, fazendo com que seu suporte aos Padrões Web sejam melhores e os bugs corrigidos mais rapidamente.

Quem sabe algum dia conseguiremos desenvolver para a web sem ter que fica preocupando com bugs em navegadores, assim poderemos preocupar mais com a aplicação em questão. Com o tempo poupado para caçar bugs e fazer com que a aplicação rode perfeitamente, ou quase perfeitamente, em todos os navegadores, poderemos trazer para os usuários uma experiência cada vez melhor ao navegar na web.